Suspeita-se que a famigerada Cosip-EC/39/2002-Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública ( nome engraçado que deram a cobrança da taxa de iluminação Pública) de Itumbiara, seja uma das mais caras paga pelos consumidores de energia eletrica no Brasil, é mole?
Você sabia que nem em todos o municípios é feita essa cobrança?
Você sabia que em várias outras cidades, onde a COSIP é cobrada o contribuinte paga um valor simbólico?
Você sabia que só depende da boa vontade dos Poderes Públicos: legislativo, executivo e a nossa vontade de lutar pra extinguir ou dimimuir o valor da dita COSIP?
Você sabia que em Itumbiara são arrecadados cerca de R$800.000,00 ( oitocentos mil reais) da cobrança dessa taxa por mês? E que aproximadamente em torno de 40.000 consumidores de energia na nossa cidade pagam por esse valor abusivo?
Você sabia que de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 441/2010-SEFIN, DE 12 DE JANEIRO DE 2010, baixada pelo secretário de Finanças Nilson de Souza Freire esse bolo vai engordar ainda mais, é que a cobrança vai estender também para quem não paga energia, os proprietários de terrenos não edificados( baldios ) pagarão algo em torno de R$ 25,50 ( vinte e cinco reais e cinquenta centavos) por ano.
Você ja imaginou quanto se arrecadou nos últimos 50 meses com a COSIP desde a sua criação através da lei Complementar 057/2005 de 24 de novembro?
Existem muitas coisas que o contribuinte precisa saber, leia, opine, acesse, divulgue.
Um comentário:
Prezado Companheiro João, li o artigo a respeito da "Taxa de Iluminação Pública", e queria fazer um comentário:
Tenho um lote de terreno numa Avenida no centro da cidade que não tem poste, rede de energia, e obviamente não é servido de iluminação pública, entretanto, para meu espanto, apesar de não ser servido pela iluminação pública o IPTU foi contemplado com a tal "taxa de iluminação pública"???
Ou seja, tenho que pagar uma taxa pelo serviço que não tenho!!!!
Me refiro a Avenida Dona Rogelina, proximo a Avenida Beira Rio, marginal do córrego Agua Suja, próximo a elevatória de esgoto da Saneago; por favor, passe na Avenida a noite e veja a escuridão em pleno centro da cidade e ao lado da Beira Rio
Postar um comentário