Full Banner

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O que será de nós e nosso trânsito??

Confesso que estou cada vez mais pessimista em relação a uma série de situações que acontecem em nossa cidade, quero aqui mencionar uma em especial, o caos em que está se tornando o nosso trânsito.




Sempre defendi a profissionalização da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), para assim, o sofrimento dos condutores de veículos e pedestres possam diminuir.

Penso que o que está acontecendo com o trânsito de nossa cidade é uma questão de gestão, ou mesmo falta de conhecimento, pois é assunto sério e não depende de boa vontade somente.Engenharia de tráfego existe para tal, estudar, planejar, educar, intervir e agir nos pontos críticos do trânsito, ações que visem a trafegabilidade do cidadão ou seja, que façam o trânsito fluir.

Vamos começar pelos taxões ( aqueles sinalizadores de via ), que estão instalados ao longo da avenida Beira Rio, sua colocação foi no mínimo feita a toque de caixa, não houve critério técnico, o espaço destinado para estacionamento não é suficiente, os carros sobram fora da divisão estabelecida pelos taxões e consequentemente, carros que vem no mesmo sentido nas outras divisões tem que ter atenção redobrada sobre o risco constante de colisões porque o espaço que sobrou é pouco pra qualquer manobra defensiva.

Tenho também acompanhado com atenção a revolta do cidadão com a instalação de tantos semáforos em nossas vias, fazendo o trânsito travar a cada esquina, já que por aqui não existe sincronismo nos semáforos. É um absurdo o que estão fazendo com o cidadão, condenando assim a nossa cidade a ter o pior transito do interior de Goiás.

Se observarmos a avenida que deveria ser o cartão postal da cidade, sendo o acesso mais importante, vamos nos deparar com problemas que vão da falta de sinalização vertical e horizontal, falta de ponto de ônibus adequados aos usuários do transporte coletivo, espaços abertos no meio da ilha que separa as duas pistas e que induzem o motorista ao erro, e rotatórias que pra variar agora estão recebendo semáforos nos cruzamento da mesma, sito aqui a esquina da avenida JK.

Tudo isso é muito grave, porem as autoridades não tem demonstrado maior zelo com essa situação. É de fato “inovador” instalar semáforos naquele ponto causando em pelo menos dois sentidos congestionamentos e pra piorar a situação, a faixa de pedestres está logo depois da rotatória, você escolhe: ou não dá preferência para a pessoa passar, ou pára e corre o risco de provocar uma colisão a todo momento.

Semáforo em rotatórias não é fácil de se ver, estão inventando a roda, penso que um bom exemplo a ser seguido é o de Goiânia, volta e meia substitui semáforos por rotatórias ou remove-se a rotatória devolvendo aos condutores a total capacidade da via naquele ponto e instala o semáforo, é simples: é um ou é outro, não dá pra inventar, em pleno século XXI.

Vou fazer uma previsão ainda mais cruel, agora nesse fim de ano, o Centro da cidade que já está abarrotado de todo tipo de veículo, sentimos a dificuldade de passar por ali no dia-a-dia em horário de pico, agora vem as festas e férias, cidade cheia, e o trânsito travado, quem vier dos grandes centros em nada vai sentir falta dos congestionamentos. Falei!

Arquivo do blog

Powered By Blogger