Full Banner

terça-feira, 10 de abril de 2012

PROJETO MURAL -CULTURA ABRINDO CAMINHOS


PARTICIPE DO PROJETO MURAL ENVIANDO-NOS SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS COLUNAS DESCRITAS A SEGUIR:



O PROJETO MURAL é uma iniciativa para repensar espaços universitários como único espaço acadêmico para reflexões e troca de informações. Por acreditarmos que os debates, reflexões e produções acadêmicas podem e, mesmo devem ser socializados e democratizados na perspectiva de contribuir com a formação intelectual e humanística de nossa sociedade é que se inicia este trabalho.


Inegavelmente, o espaço do saber, não se restringe a apenas aos espaços escolares ou acadêmicos. O saber se dá no cotidiano, no dia-a-dia de nossa cidade, nas atividades de lazer ou laborais, nos eventos artísticos, políticos e sociais e culturais, nas trocas econômicas, nas formas de gestão dos negócios públicos ou privados e, sobretudo nas adversidades de nosso dia-a-dia. Nesse sentido, o saber se afirma como o movimento que a sociedade produz para se reproduzir.

E é este o sentido e o objetivo deste projeto: Captar estes movimentos feitos, consciente ou inconscientemente por homens e mulheres no inconcluso movimento de edificação da vida para enfim, traduzir toda esta dinâmica em saberes sistematizados, coerentes e inteligíveis para o dispor de todos os homens e mulheres desta cidade.


Definitivamente escolas e universidades não possuem o monopólio do saber e da reflexão e é exatamente por acreditarmos em tal premissa que nos enveredamos pela via do saber democratizado, socializado e acessível a todos.

Reconhecendo a importância das novas mídias e que surgem com bastante força a partir do fenômeno da internet buscamos reafirmar formas outras de comunicação e que ainda se fazem viáveis, presentes e mesmo necessárias. Daí a ideia do MURALISMO como comunicação de qualidade, fácil, profunda sem perder sua essência crítica, formativa e a serviço da humanização da sociedade.

Com os recursos que temos hoje em dia, transitar por outros meios de comunicação, interagindo em ambientes mais complexos é tarefa fácil, ao alcance de todos que possuam força de vontade e imaginação. Desta maneira, provocar reflexões, integrar práticas de conhecimento e informações significa ampliar a acessibilidade às redes de informações existentes na sociedade.


O PROJETO MURAL, de forma dialética e autocrítica irá contemplar atualizações, aperfeiçoamentos e inovações para manter-se como um porto seguro de informações, dicas e notícias de qualidade e em consonância com os reais interesses da comunidade local.

Finalmente, o PROJETO MURAL tem como objetivo contribuir para a disseminação das múltiplas expressões e nas diferentes dimensões da sociedade itumbiarense.

Por meio da exposição de ideias, sentimentos e sentidos feitos pela sociedade, a proposta é dar visibilidade ao trabalho de universitários e profissionais de diferentes áreas a partir de temáticas de importância central para uma cidade coesa e integrada.

As temáticas que serão divulgadas por meio do PROJETO MURAL envolvem:

Ø  DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO;

Ø  QUALIDADE DE VIDA;

Ø  BEM-ESTAR;

Ø  SABERES POPULARES;

Ø  MUNDO DO TRABALHO;

Ø  COOPERATIVISMO;

Ø  MEIO AMBIENTE;

Ø  TERRITÓRIOS ECONÔMICOS;

Ø  RURAL/URBANO;

Ø  GLOBALIZAÇÃO/MUNDIALIZAÇÃO;

Ø  EDUCAÇÃO POPULAR;

Ø  MOVIMENTOS SOCIAIS;

Ø  HISTORIOGRAFIA REGIONAL DE ITUMBIARA;

Ø  GÊNERO/JUVENTUDE/MINORIAS.

O mural apresentará artigos de opinião, resenhas, fotos artísticas, visão sócia econômica e ambiental, além de eventos culturais e patrocinadores.

O MURAL possui uma dimensão de 2m de largura X 1m de altura e será instalada em área a ser definida pela administração do Shopping Center Plaza. Importante, nesse sentido, é instalar este mural em local de bom trânsito e de boa visibilidade, onde um número expressivo de cidadãos e cidadãs terão acesso as informações expostas.

Este projeto será mantido com a doação de pessoas físicas e jurídicas, em que contará com o valor de 20,00 reais para cada espaço de até 10 cm X 10 cm, uma vez que é um projeto sem fins lucrativos, possui caráter educacional e informacional.


As doações e a parceria das empresas locais são de fundamental importância, uma vez que estarão incentivando a produção científica dos estudantes e universitários de Itumbiara, bem como de outros profissionais. Da mesma forma, incentivam a produção e confecção dos materiais em exposição, que demandam impressões de qualidade para atrair a atenção do público leitor.

As publicações em exposição no Projeto Mural serão atualizadas mensalmente, e o espaço para as publicações serão de até o máximo de 3.000 caracteres, correspondendo a 01 folha de tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.

Os interessados em participar das edições devem entrar em contato pelo e-mail para obterem mais informações:






Ao enviar matérias, artigos, produções, fotos para a publicação no Projeto Mural, o interessado deverá encaminhar os seguintes dados:

Nome completo

Atividade Profissional

Endereço Residencial/Comercial

Telefones de contato (fixo e celular)

E-mail

Mini currículo (no máximo três linhas)

Nome da obra, juntamente com breve descritivo da mesma.

OBS.: 1- A coordenação do Projeto MURAL se reserva ao direito de aprovar ou desaprovar publicações que não estejam em acordo com sua linha editorial voltada para a educação, cultura e desenvolvimento.

2- O PROJETO MURAL não possui qualquer vinculação político partidário, não é parte em qualquer denominação religiosa e as opiniões expressas neste, não representam necessariamente as posições do PROJETO MURAL.

Arquivo do blog

Powered By Blogger